sábado, 6 de setembro de 2008

Prisma

Pedaços de cristal reluzindo raios de sol. Ofuscando as sombras, colorindo os céus num momento de expansão. Fragmentos esparsos que atingem todas as direções, como o próprio sol faz, iluminando boa parte do globo em seu despertr matinal. Porém, existe o lado escuro, lá os raios de sol ainda não penetraram -- é noite e sinto frio!

Será que conseguirei despertar, descobrir as cores, expandir os pensamentos, aquecer o corpo e afastar as sombras? a neutralidade, a transparência do cristal permite a chegada da luz e o seu reflexo nada mais é do que belíssima refração -- ainda é noite!

Como conhecer sem ver, ouvir, tocar, cheirar e saborear? Sou tão transparente quanto o cristal ou preciso lapidar-me? As cores seduzem a minha íris e reconheço em mim, um ser, espectro solar -- não sinto frio, agora!

Essas percepções sensoriais confundem ou revelam? Pois, um cego sente o calor da luz que se aproxima sem ver, ouvir, cheirar, saborear ou tocá-la. Ele possui maior neutralidade do que eu, percebe o que está ao seu redor sem reconhecer o ser, espectro solar que desperta alguns e confunde outros. Porém, ausente nessas pesoas , sem causar-lhes estranheza, expande os outros sentidos. -- amanheceu!!

O que há atrás da minha íris, além de todo um sistema, organismo vivo que permite a transmissão dessas informações visuais para o meu cérebro?

Íris significa denotativamente, parte do olho colorida, onde fica a pupila. E também, espectro solar. mas, talvez esse nome, íris, esconda mais informaçõe do que imaginamos. Afinal, espectro significa "fantasma", evocação, ilusão... como podemos ter certeza daquilo que enxergamos?

-- Pode ser dia lá fora, aqui dentro continua imensidão de um pequeno universo, céu estrelado !

(Luciana Carvalho de oliveira -26.08.2007)

Um comentário:

Lu Oliveira disse...

"parte do olho colorida, onde fica a pupila. E também, espectro solar. mas, talvez esse nome, íris, esconda mais informaçõe do que imaginamos. Afinal, espectro significa "fantasma", evocação, ilusão... como podemos ter certeza daquilo que enxergamos?"

P.S...minha parte favorita e questionamento para a vida toda, ou vidas...rs

Bjs!
Lu Oliveira
:P